Cuidados básicos para quem quer fazer tatuagem.

A tatuagem ganha cada vez mais adeptos. Se no passado muitos olhavam torto para os tatuados, hoje em dia é uma febre entre pessoas de todas as idades e classes. É preciso, apenas, investimento e coragem – afinal são microagulhas que aplicam a tinta na epiderme.

Apesar da popularização da prática, infelizmente alguns estúdios não seguem os procedimentos de segurança e higiene à risca. 

Caso esteja pensando em fazer uma tatuagem decidimos lhe ajudar a identificar estes itens e ver se o estúdio que você escolheu é realmente seguro.

Material Utilizado na tatuagem

O principal cuidado que você deve ter, ao conhecer o estúdio onde deseja fazer a tatuagem, é o de observar se o material utilizado está dentro dos critérios de higiene.

Além disso, existe o material descartável e o material reutilizável.
O material descartável é composto pela agulha, biqueira, batoques e até a tinta. Todos eles devem ser abertos (colocados)  em sua presença e descartados no final.

O material reutilizável deve ser esterilizado dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Além disso, o tatuador deve utilizar uma máscara para realizar a tatuagem e luvas.

Manutenção em Dia

Todo equipamento deve estar com a manutenção em dia.

Além disso, periodicamente, deve ser realizada a manutenção preventiva. Estas manutenções, geralmente, ficam indicadas em uma etiqueta, com a data em que foi realizada a mesma.

Fique atento a isto no momento que for verificar o material reutilizável.

Somente tatuagem.

A Anvisa estabelece que no estúdio de tatuagem não é permitido a ingestão de alimentos, nem de bebidas. Além disso é proibido fumar, o trânsito de animais e tudo aquilo que fuja do procedimento.

Tudo isto visando a higiene, uma vez que alimentos, animais e bebidas, por exemplo, podem contaminar o ambiente e causar infecções.
Se o estúdio que você decidiu tatuar, comercializa outro tipo de material, que não única e exclusivamente a tatuagem, desconfie e fique de olho.

Higienização

É preciso que o estúdio esteja limpo, tal qual uma clínica.

Isto porque, a tatuagem é um procedimento invasivo que expõe a pela a infecções.

Outro cuidado importante é com os móveis do local, eles devem ser feitos de material impermeável, além disso, o mobiliário que recebe o contato direto com os clientes deve ser revestido com plástico PVC.

É importante que o tatuador não utilize panos de limpeza ou toalha de pano, isto porque pode haver uma contaminação cruzada, ou seja: a transferência de pessoa para pessoa.

Gostou? Seguindo essas dicas você pode fazer sua tatuagem sem maiores preocupações.

Já conhece o nosso site? Clique aqui e seja direcionado.

You May Also Like

About the Author: Regina Valadares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *