A máscara de proteção.

Com a descoberta de um novo vírus, muitas pessoas correram para farmácias, supermercados e distribuidores em busca de máscara de proteção.

Logo depois em alguns locais, elas chegaram a ficar indisponíveis e sem previsão de estoque.

Com tudo isto, você sabe como surgiu a máscara de proteção? Onde e porquê ela é indicada?

Vem comigo que eu te conto tudo.

Máscara de proteção: qual sua função?

A máscara desempenha o papel de filtragem e separação de partículas. Estas partículas podem ser poeiras, gases tóxicos, vapores de produtos químicos e orgânico e etc.

E como ela surgiu?

A primeira pessoa a idealizar a máscara de proteção foi Leonardo da Vinci, naquela época ele sugeriu que um pano fino, embebido com álcool, poderia proteger os marinheiros de uma arma tóxica, feita de pó, que ele mesmo havia projetado.

Além dele, Alexander von Humboldt, em 1799, criou um primitivo respirador para protegê-lo enquanto trabalhava em uma empresa de mineração, na Prússia.

John Stenhouse, um químico escocês, investigou os poderes do carvão vegetal. fazendo isto ele colocou a ciência para descobrir os poderes de filtragem desse agente pois foi a partir dai que surgiu a tecnologia do “carvão ativado”.

Entretanto, mais tarde, o físico John Tyndall criou o “respirador de bombeiro”, uma máscara de proteção que além do carvão ativado, possui algodão saturado com cal e glicerina.

As categorias

Você pode não saber, mas existem 3 tipos de máscara de proteção. São elas: PFF1, PFF2 e PFF3.

PFF1 protege contra poeiras e névoas, sua capacidade de retenção é fraca.
PFF2 protege contra névoas e fumos, sua capacidade de retenção é média.PFF3 protege contra partículas tóxicas finas e radionuclídeos, sua capacidade de retenção é alta.

Dessa forma, para saber qual é indicada no seu caso, é importante conhecer os agentes tóxicos do ambiente. Porém, como vimos, a máscara de proteção foi criada e aprimorada de modo a proteger a saúde de agentes presentes no ar, seja no próprio trabalho ou em uma epidemia ou no salvamento de pessoas.

Conheça nossa loja virtual. Clique aqui.

You May Also Like

About the Author: Regina Valadares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *